RELAÇÕES PÚBLICAS  


É a promoção da boa imagem de empresas ou instituições perante o público interno e externo.

O bacharel em Relações Públicas executa a estratégia de comunicação de uma empresa, instituição ou órgão público. Formula e administra ações que garantem o bom relacionamento da organização com seus funcionários, fornecedores, clientes, governos e comunidades. Elabora e divulga boletins internos e externos, cria programas de integração com a comunidade e organiza atividades promocionais. Também informa e orienta clientes, fornecedores e o público em geral sobre a empresa, seus objetivos, ações, produtos e serviços. É obrigatório o registro no Conselho Regional dos Profissionais de Relações Públicas.

Salário médio inicial: R$ 1.000,00.

Características que ajudam na profissão: facilidade de expressão, agilidade, iniciativa, interesse por atividades sociais e culturais, habilidade de lidar com o público, criatividade.

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O QUE FAZER COMO PROFISSIONAL
Administração - Promover ações para valorizar uma marca ou uma empresa. Criar canais de comunicação com o público interno (funcionários) e o externo (fornecedores, clientes, governo e comunidade).
Cerimonial e protocolo - Orientar empresários, políticos e chefes de Estado sobre regras de etiqueta e comportamento.
Comunicação institucional - Divulgar os valores e políticas da organização para funcionários, clientes, consumidores e fornecedores.
Planejar Eventos  e organizar palestras, exposições, recepções, coquetéis e outras solenidades de promoção da empresa.
Ombudsman - Atender às solicitações e reclamações de consumidores, procurando melhorar a qualidade dos produtos e serviços da empresa.
Pesquisa de opinião - Coletar dados sobre os públicos interno e externo da empresa para desenvolver planos de comunicação e de ação.
Planejamento estratégico - Traçar a estratégia de relacionamento com a comunidade, a imprensa, os fornecedores, a concorrência e os consumidores. Elaborar programas de comunicação.
Projetos institucionais - Desenvolver projetos sociais em ONGs. Analisar pedidos apresentados a empresas de parceria em projetos sociais, culturais e educacionais, considerando sua adequação à filosofia e aos objetivos da empresa.
 
 
 
 

O CURSO
Organização de eventos, política, pesquisa de opinião e planejamento são disciplinas específicas do curso. Nos dois primeiros anos, você tem as matérias da área de Comunicação. O currículo inclui também aulas de economia e administração – importantes para compreender o funcionamento de uma organização. Algumas faculdades oferecem inglês e espanhol como disciplinas opcionais. Para tirar o diploma é comum a exigência de um projeto de comunicação.

Duração média: quatro anos.

Como é estudar na USP – Os alunos de RP estudam no mesmo prédio que abriga os estudantes de Publicidade e Propaganda, e com eles dividem o trabalho na empresa da escola, a agência ECA Júnior, desenvolvendo projetos específicos para sua área. Eles também dividem algumas aulas, como a de planejamento e pesquisa, com pequenos grupos de estudantes de Turismo, Publicidade e Biblioteconomia. Durante o curso pode conseguir estágios, bolsas de iniciação e monitorias.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

PARA SUBIR NA CARREIRA
A pós-graduação com ênfase em gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas proporciona um conhecimento amplo dos processos internos das empresas.
 
 
 
 
 
MERCADO DE TRABALHO
O especialista em planejamento estratégico encontra boas opções de emprego principalmente em empresas recém-privatizadas ou recém-instaladas no país. O mercado está em alta para quem sabe planejar ações voltadas à melhora da imagem institucional da empresa ou a valorizá-la perante o público. A Insight, agência de relações públicas e assessoria de imprensa sediada no Rio de Janeiro, criou um escritório em São Paulo para atender apenas às contas de empresas de informática e de telecomunicações. A agência deverá contratar novos profissionais em meados do ano. Na área de hotelaria cresce a demanda por profissionais planejadores de eventos, especialmente em hotéis de categoria superior ou luxo. O Grupo Accor, que administra hotéis em diversos estados do país, tem a meta de triplicar de tamanho em cinco anos e pretende abrir vagas para novos profissionais. Cresce também o número de bacharéis em Relações Públicas para trabalhar como ombudsman de grandes empresas. Sua função é atender a solicitações e reclamações de clientes, a fim de satisfazê-los, e contribuir para melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

DEPOIMENTO
“Acho legal o potencial da universidade quanto à pluralidade de ofertas de cursos, estágios e opiniões. O relacionamento com os outros alunos é muito bom e os professores são abertos, estão prontos para ajudar.”
Klaus Winckler, aluno da USP
 
 
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Fonte: Guia do Estudante 2002 - Editora Abril - www.guiadoestudante.com.br