Projeto

A BibVirt - Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro

A Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro (www.bibvirt.futuro.usp.br) é um projeto que visa oferecer recursos educacionais úteis para estudantes e professores desde o ensino médio até o universitário, ajudando a suprir a carência de bibliotecas escolares no país e de materiais de qualidade em língua portuguesa na Internet, além de estimular o interesse pela leitura. Ao mesmo tempo, é uma iniciativa que visa contribuir para a criação de infra-estrutura para o ensino à distância.

A Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro está disponível gratuitamente, 24 horas por dia, sete dias por semana, através da Internet. Seu conteúdo compõe-se basicamente de três partes: um acervo, uma área de atividades e uma seção com sugestões para fontes de pesquisa.

O acervo compreende textos integrais de obras literárias, textos, artigos, documentos, imagens, sons e softwares. Ali encontram-se, entre outros materiais, dezenas de obras de literatura brasileira e estrangeira, a coleção dos livros do Telecurso 2000, sons de aves brasileiras, vozes de personalidades da história brasileira como, por exemplo, dos presidentes Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek em discursos históricos, artigos sobre Educação e parte do acervo permanente do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Recentemente foi incorporado o projeto Gutenberg, que é conhecido mundialmente por ter sido um dos primeiros a disponibilizar textos eletrônicos gratuitos para download na Internet e por reunir clássicos da literatura em suas línguas originais. Atualmente, o projeto possui cerca de 3800 obras disponíveis.

A área de atividades privilegia a interação dos usuários com o site e dos usuários entre si. Conta com uma área destinada a receber descrições de experiências dos usuários na utilização da Biblioteca Virtual para o ensino / aprendizagem, um mural de recados onde os usuários podem compartilhar dicas, notícias e eventos. Também procura-se conhecer o perfil dos usuários através de pesquisas no site.

Segundo um estudo feito por Luciana Salgado, 50,7% dos acessos ao site provêm de escolas públicas e 49,3%, de escolas particulares. Quanto à escolaridade, a maior parcela dos usuários (24,9%) correspondem ao ensino médio, seguidos de 23,8% de estudantes do ensino fundamental. Também foi constatado que, dentre os professores, os do ensino médio são os que mais acessam o site. Nas cidades cuja população é superior a 1 milhão de habitantes foram registrados 43% do total de visitas ao site. Mas, a pesquisa também revelou que vilarejos com até 10 mil habitantes representam 7% desse total.

Na área de interação a Bibvirt realiza atividades que unem educação e diversão, como a Gincana Cultural Online, atualmente em sua 3ª edição. A Gincana visa estimular o desenvolvimento das habilidades de busca de informação na Internet, com distribuição de prêmios aos melhores colocados.

A seção etcetera traz tanto fontes de pesquisa disponíveis na rede como também endereços físicos de bibliotecas e livrarias, servindo como complemento aos recursos oferecidos pela Biblioteca Virtual. Seu conteúdo é constantemente atualizado e ampliado.

Este ano a Bibvirt ganhou o 1º lugar no iBest na categoria do melhor site de Arte/Cultura pelo júri popular e, ao longo de seus quatro anos de existência, já ganhou 5 prêmios iBest: melhor site de Educação/Treinamento do Brasil pelo júri popular (1999), na mesma categoria tanto pelo júri popular como pelo oficial (2000) e como melhor site de Arte/Cultura pelo júri popular (2000 e 2001). A Bibvirt também já foi premiada pela Secretaria de Estado da Cultura/ São Paulo.

A Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro nasceu de uma parceria entre a AT&T Foundation e a Escola do Futuro da USP. Contou também com o apoio do ICDE (International Council for Distance Education). A avaliação do projeto esteve a cargo de professores da University of British Columbia (Canadá). O impulso inicial na área de acervo foi dado pela Fundação Roberto Marinho e pelo sistema FIESP, com a autorização de utilização do material do Telecurso 2000. Atualmente a Bibvirt conta com os seguintes parceiros: Palm, Livraria Cultura, Microsoft, Edusp e Editora Senac.

 

Para maiores informações, contacte-nos pelo e-mail: bibvirt@futuro.usp.br