PROTOCOLO E CERIMONIAL

Normas, Ritos e Pompa

 

 

Gilda Fleury Meirelles é a autora de Protocolo e Cerimonial – Normas, Ritos e Pompa, terceira edição revista, ampliada e atualizada, lançada em agosto último por ocasião do curso de Aperfeiçoamento Gestão em Protocolo e Cerimonial , realizado no Hotel Nacional, em Brasília.

 

O livro, escrito de forma didática, em linguagem clara, fluente e fácil – estabelecendo um diálogo com o leitor - , contém exemplos e procedimentos que possibilitam o entendimento das leis do protocolo, das normas do cerimonial e das regras de etiqueta para o planejamento e a organização de cerimônias e solenidades governamentais e empresariais com pompa e circunstância.

 

Na obra, a relações públicas Gilda Fleury Meirelles graduada pela Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Comunicação Social  Cásper Líbero, destaca as práticas do protocolo, do cerimonial e da etiqueta como instrumentos da comunicação organizacional, governamental e empresarial, fundamentais ao relacionamento entre os povos no mundo globalizado, no qual as normas, os ritos, as tradições e a pompa devem ser respeitados, seguidos e praticados.

 

A aplicabilidade correta desses instrumentos nas relações pessoais e no relacionamento protocolar entre os povos, define as posições que as autoridades governamentais e empresariais ocupam, dando-lhes as prerrogativas, privilégios e imunidades a que têm direito pelo cargo e função que ocupam, cessando dessa forma, a disputa de e pelo poder”, salienta Gilda Fleury Meirelles.

 

A contribuição de Gilda à comunicação empresarial e organizacional, com a publicação de livros, começou em 1999, quando lançou “Tudo sobre Eventos” (esgotado); em 2001, lançou “Protocolo e Cerimonial – normas, ritos e pompa”, a segunda edição em 2002 e, agora, a terceira edição. Em 2003, “Eventos, seu  negócio , seu sucesso” e, em 2005, em co-autoria com a advogada Maria Eliza de Araújo Barros “O Negócio é o seguinte- Hábitos e costumes dos povos e sua influência no dia-a-dia empresarial”

 

No prefácio, Paulo Nassar professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-SP) e presidente-executivo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE), ressalta: “Gilda Fleury Meirelles é uma ritualista. É uma estudiosa do assunto e dedicada mestra no ensino. Este seu livro é de consulta obrigatória para os profissionais de comunicação organizacional. Além de ser uma fonte fértil para quem quer entender um pouco mais os rituais do homem contemporâneo, nesse tempo em que se busca uma sociedade mais justa, mais humana, em que imperem relações harmônicas do indivíduo consigo próprio, com os outros e com o mundo à sua volta”.

 

Protocolo e Cerimonial - Normas, Ritos e Pompa publicado pela IBRADEP EDITORA , tem 415 páginas, 25 capítulos e ilustrações em cores, possibilitando ao leitor consultar determinado assunto ou se aprofundar  no conteúdo da obra.

 

Para pedidos telefax (11) 4153-6436, e-mail: ibradep@ibradep.com.br e site www.ibradep.com.br

SP, 19/09/2006