Etiqueta Corporativa

" O cuidado ao fazer contatos por telefone é essencial. A cordialidade é de extrema importância  e determinante para manter uma boa imagem. "

 

   

Diante da atual competitividade, a construção de uma boa imagem profissional, social e pessoal requer posturas, hábitos adequados e novas atitudes dentro das organizações. Perfume excessivo, músicas escandalosas no celular, longas conversas pessoais ao telefone, decote, saltos barulhentos e cigarros no corredor, tudo isso, em pequenas doses, pode parecer inofensivo, mas de acordo com a etiqueta corporativa, deve, definitivamente, ser evitado no ambiente de trabalho, por mais informal que ele seja. Por isso, certos cuidados podem ser fundamentais na imagem que um profissional passa de si mesmo para seus clientes, chefes e sócios. A orientação básica é discrição e postura profissional. A seguir, a consultora Lílian Santos, da área de etiqueta corporativa do Grupo Catho, dá algumas dicas.

 

Por que é tão importante a preocupação com a imagem e com a postura no ambiente de trabalho?

 

Atualmente, a imagem está extremamente ligada à presença corporativa e fala muito sobre as pessoas. Quando se está em público, a primeira impressão que se passa é por meio da aparência. Por isso, a importância de se preocupar com uma postura e uma imagem adequada.


Q
uais as principais gafes que devem e podem ser evitadas? Como?

Vestuário

Existem gafes referentes ao vestuário. Se a pessoa encontra-se num ambiente corporativo, ela tem que se vestir de acordo com o mesmo. Se ela vai a um jantar, também tem que estar de acordo. O genérico, o que sempre é elegante, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Grupo Catho, é, no caso do homem, o terno preto ou azul. Para a mulher, calça e blazer ou terninho em tons claros e scarpan. A mulher deve tomar muito cuidado também com o decote e com o exagero na maquiagem. A maquiagem deve ser bem leve e também e é importante que as unhas estejam feitas.

 

Cordialidade

Outra gafe acontece em relação à cordialidade. A pessoa tem que ter ciência  de que está num ambiente em que é preciso manter relações interpessoais marcadas pela cordialidade. Mas é preciso também tomar cuidado com os exageros de intimidade, como o uso de apelidos, por exemplo, em uma ocasião que exige mais seriedade.


Telefone

Outras gafes sérias se referem à comunicação dentro da empresa ou organização. É preciso  tomar cuidado principalmente com  os e-mails e contatos por telefone. Algumas pessoas não têm noção de tonalidade de voz, jeito de falar, e tudo isso é muito importante no ambiente corporativo. Quando entrar  em contato com alguém por telefone, deve-se tomar o cuidado de ser cordial, perguntar se a pessoa está ocupada, se pode falar no momento. Têm pessoas que ligam e interrompem uma reunião, falam por um longo tempo, sem saber se a pessoa pode atender, isto é muito inconveniente. 


Apresentações

Em uma apresentação é muito importante ficar atento ao nome das pessoas, se não entender, não há problema em perguntar de novo, é melhor do que pronunciar errado depois. É preciso também evitar pré-julgamentos antes da apresentação, como perguntar: “Ah, é sua filha?” ou  “É sua esposa?” para não correr o risco de gerar situações constrangedoras.


Cuidado com celular

O cuidado com o celular é muito importante, não somente nos ambientes corporativos, mas também em outros ambientes. Em reuniões, por exemplo, é essencial deixá-lo desligado. Caso a pessoa tenha que receber uma ligação muito importante, ela tem que deixar as outras pessoas cientes de que ela está à espera desta ligação e sair da sala para atendê-la. No horário de trabalho, o ideal é que o celular pessoal fique desligado. Caso a empresa permita que os funcionários mantenham os aparelhos ligados, o mais educado, o mais indicado é que ele fique no vibra call, deve-se evitar colocar campainhas com músicas indiscretas. O ideal é o uso do bom senso, não incomodar os colegas de trabalho ou clientes. Se for necessário tratar de algum assunto particular, é melhor se retirar, ir até o banheiro, ou falar em tom baixo. Têm pessoas que usam várias músicas diferentes no aparelho, interrompem o trabalho para atender ligações com freqüência, discutem relações ou assuntos que não tem nada a ver com o trabalho, não importando se estão atrapalhando as pessoas do lado. Então, o que é importante basicamente é ter bom senso e discrição.

 

Pontualidade

A pontualidade é sinônimo de respeito, profissionalismo, credibilidade, então ela é essencial. O ideal é sempre ser pontual. Se o atraso for inevitável, deve-se explicar a situação antecipadamente para que a pessoa que está a sua espera fique ciente disso.  Outra questão é com relação à pontualidade. Assim como não se deve atrasar, também é deselegante chegar muito adiantado. A pessoa que sabe que você está a esperando há muito tempo pode ficar incomodada ou constrangida.  Em jantares a pontualidade é ainda mais importante, porque não é nada agradável você chegar e perceber que as pessoas ainda não iniciaram a refeição por sua causa.

 

Credibilidade

Na pior das hipóteses, um profissional descuidado com a aparência, a postura e a relação com o outro, pode perder um cliente ou abalar a imagem da organização que representa. No ambiente corporativo, além das qualificações, a imagem pessoal é essencial. Então é muito importante o conjunto, as qualificações profissionais e pessoais, ou  seja, saber se vestir adequadamente, mas principalmente saber se apresentar, lidar com o outro, ser cordial, tudo isso é  importante para se crescer profissionalmente. O essencial é prezar o respeito pelo outro.

Dica de Livro

- Etiqueta que faz a diferença

*Maria Elisabeth Guirao

De 12 a 18 de maio de 2007 – Ano II – Edição 92 Informativo CNPL www.cnpl.org.br